Cases 

Conheça algumas histórias de sucesso de projetos realizados pela ACBrasil para os seus clientes. 

PERNAMBUCRED

A ACBrasil participou ativamente do surgimento da PERNAMBUCRED de Recife-PE, fruto da união das cooperativas de crédito do segmento de servidores públicos do Judiciário (JURISCOOPE), do Executivo e do Legislativo (CREDIPE). Este processo é um marco no Nordeste por se tratar do primeiro realizado entre cooperativas de crédito e por também ser o primeiro da delegacia do Banco Central.

A assessoria da ACBrasil para a formação da Pernambucred teve início em janeiro de 2010, através do projeto para montar toda a estrutura e organização do processo junto ao Banco Central, e encerrou em dezembro do mesmo ano com a junção das contabilidades, formalizado a união das cooperativas.

Atualmente, a Pernambucred é voltada para todos os servidores públicos de Pernambuco com um potencial de associação para mais de 320 mil pessoas. Ela conta com mais de 5 mil associados e tem R$73 milhões em ativos, tornando-se a segunda maior cooperativa de crédito do estado.

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Primeira cooperativa do Amapá

A ACBrasil participa ativamente do processo de instalação e capacitação da primeira cooperativa do Estado do Amapá que é, por consequência, o último estado do Brasil a ter a presença de uma cooperativa de crédito. Este é um momento histórico para o cooperativismo de crédito brasileiro por realizar a tão sonhada ocupação total.

Nesse processo, a ACBrasil realiza a formação e profissionalização do quadro de colaboradores, dirigentes e conselheiros, através de programas de treinamento elaborados pela própria consultoria, além de certificar os colaboradores para a ocupação de suas funções.

A nova cooperativa é voltada para os empresários, ligada a Federação do Comércio do Estado e filiada ao Sicoob Central da Amazônia, sediada em Belém-PA. A entidade tem potencial para ser um grande empreendimento do setor financeiro local devido à importância desta entidade para o desenvolvimento das atividades empresariais e produtivas das localidades de Macapá e Santana, municípios de atuação da cooperativa.

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Central de Compras REDEAGRO

 

Iniciativa apoiada e coordenada pela ACBrasil já contabiliza uma economia de 5,5% em compras para as cooperativas associadas e comemora a realização de 1,19 milhões somente no mês de novembro de 2012. Além dessa marca, a Central de Compras Redeagro ganha credibilidade e firma parceria com fornecedores estratégicos como a Vonpar e a Fruki.



As compras coletivas iniciaram em dezembro de 2011, com a adesão de apenas três ou quatro cooperativas, e em novembro de 2012 a Central de Compras já atingia seu maior faturamento. Em novembro, já contava com 15 cooperativas associadas e o início da operação com duas novas importantes cooperativas, a Santa Clara, de Carlos Barbosa e a CERTAJA, de Taquari.

Não por coincidência, foi em setembro também que a Central de Compras implantou um software robusto de gestão integrada, o Área Central, que otimizou toda sua operação. E é com essa ferramenta que pode contabilizar a economia que as cooperativas tiveram com essa iniciativa, que já soma 5,5% de diminuição em seus custos diretos de compra.

Coopnore - Projeto de Expansão da Área de Atuação

“A Coopnore inaugurou no dia 12 de agosto de 2015 o seu novo Posto de Atendimento em Belo Horizonte, como parte do projeto de ampliação da área de atuação da Cooperativa. A ACBrasil tem sido nossa parceira desde 2013, e nos auxiliou durante todo o processo de elaboração deste importante projeto, contribuindo desde a discussão das estratégias que seriam tomadas pela Cooperativa com a expansão da área de ação e elaboração do projeto  até o protocolo junto ao órgão competente, BACEN”.

Rainor Manoel Soares Fraga - Superintendente Coopnore

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