Empresas em todo o mundo conduzem uma série de pesquisas com a finalidade de acompanhar e monitorar as mudanças nas tendências de mercado e manter a sua vantagem competitiva. A condução de pesquisa é essencial para todos os tipos de empresas, estejam elas em fases iniciais de desenvolvimento ou em expansão. 

 

Tipos de Pesquisa

  • Pesquisa de mercado

  • Pesquisa de satisfação do cliente

  • Pesquisa de potencialidade de mercado

  • Pesquisa de clima organizacional

  • Pesquisa de motivações de compra e consumo

Pesquisa

 

Natureza e técnicas das pesquisas

 

As principais técnicas de pesquisa utilizadas pela ACBrasil em suas pesquisas são:

 

  • Pesquisa Quantitativa

As pesquisas quantitativas possibilitam mensurar com precisão, conforme os parâmetros de erro amostral estabelecidos, as opiniões, avaliações, atitudes, expectativas da população investigada.

Os instrumentos de coleta de dados a serem utilizados em cada pesquisa são definidos conforme o perfil da amostra, escopo e orçamento do projeto, desta maneiras as entrevistas podem ser realizadas pelo método convencional (nos domicílios dos entrevistados ou em pontos de fluxo, através de um contato pessoal presencial), por telefone ou ainda pela internet. 

 

  • Pesquisa Qualitativa

As pesquisas qualitativas possibilitam explorar dimensões subjetivas do comportamento dos entrevistados, relativas às suas percepções, expectativas e aos seus desejos e sentimentos. Os principais instrumentos para coleta das informações são:

 

Grupo focal ou discussão em grupo

Neste tipo de técnica os entrevistados discutem, diante da intervenção de um mediador, e respondem a um roteiro de questões pré-estabelecidas. O andamento das atividades pode ser monitorado por áudio e vídeo e há observação através de uma sala de espelho e alocação de novas questões.

 

Entrevistas em profundidade

Neste procedimento são realizadas entrevistas individuais (pessoais ou por telefone), que podem ser repetidas em um determinado espaço de tempo a fim de aprimorar o conhecimento do pesquisador sobre um determinado assunto.

 

Entrevistas de cliente oculto

O cliente oculto é mais uma técnica empregada nesta atividade de diagnóstico, que pretende reconhecer e identificar os pontos fortes e fracos do atendimento. Esse tipo de técnica é ideal para aquelas empresas que atuam frequentemente com o atendimento ao público. Através de perguntas e da criação de situações, o pesquisador testa as reações dos profissionais de atendimento do estabelecimento.

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